Os 8 pilares do TPM

20/08/2021

TPM (Total Productive Maintenance, ou Manutenção Produtiva Total, em português), é uma metodologia de trabalho que tem o objetivo elevar o nível de excelência das atividades de manutenção, objetivando a redução de falhas, perdas, sem poluição, sem gastos desnecessários, sem acidentes e sem erros, além de promover o aumento da disponibilidade dos equipamentos, e por consequência, aumentar a produtividade.


Através desse artigo, iremos apresentar os 8 pilares do TPM:

  1. Educação e treinamento;
  2. Manutenção autônoma;
  3. Manutenção planejada;
  4. Melhorias específicas;
  5. Segurança e meio ambiente;
  6. Manutenção de qualidade;
  7. Controle inicial;
  8. Gestão administrativa.

Educação e treinamento:

Toda empresa necessita de mão de obra qualificada. Com novas tecnologias surgindo todos os dias a distância entre o conhecimento e o uso correto dos novos equipamentos aumenta rapidamente. O objetivo é aumentar o nível de habilidades dos funcionários, o que suportará as atividades de Manutenção, a empresa treina seus colaboradores, garante o melhor uso dos equipamentos e se adapta às mudanças.

Manutenção autônoma:

Tem como objetivo a capacitação dos operadores dos equipamentos, para que todos se sintam responsáveis pelos próprios equipamentos, dividindo a responsabilidade da manutenção diária com a operação (incluindo limpeza, inspeção, lubrificação e pequenos reparos).

Manutenção planejada:

Se busca aumentar a eficiência do equipamento e evitar que ele deixe de funcionar por conta de imprevistos, objetivando “quebra zero”. Possui dois caminhos possíveis a serem seguidos:

  • Manutenção preventiva: que evita a interrupção pela gestão antecipada e planejada das inspeções e verificações.
  • Manutenção preditiva: que analisa constantemente qualquer indício de anomalia que venha causar alguma interrupção no futuro.

Melhorias específicas:

Busca aumentar a eficiência global do equipamento, executando melhorias focalizadas e incrementais nos equipamentos e postos de trabalho (kaizens), aumentando as chances de melhorias eficazes e efetivas.

Segurança e meio ambiente:

Busca procura promover um ambiente de trabalho seguro, saudável e sustentável ambientalmente. A preocupação quanto à prevenção de acidentes deve visar zero acidente e aumentar a motivação e produtividade dos colaboradores.

Manutenção da qualidade:

Diz respeito à qualidade do produto, impedindo que produtos defeituosos sejam produzidos. Para isso, projetam mecanismos de detecção de erros e defeitos com sistemas automáticos de inspeção e controle de qualidade.

Controle inicial:

Tem o objetivo permitir que novos equipamentos sejam instalados à fábrica de modo adequado para que atinjam o nível de performance específico, produzindo rapidamente novos itens no mercado.

Gestão administrativa:

Este pilar também se preocupa com a qualidade e eficiência dos processos. Procura realizar melhorias nos processos administrativos, visando a desburocratização e a eficiência dos processos transacionais.

#TPM, #Educação, #treinamento, #Manutenção, #ManutençãoAutônoma, #ManutençãoPlanejada, #Melhorias, #Segurança, #ManutençãoDeQualidade #GestãoAdministrativa, #globalresults

Rolar para cima