Seis Sigma
O Seis Sigma é um conjunto metodológico de ferramentas originalmente desenvolvidas pela Motorola para melhorar sistematicamente os processos ao eliminar defeitos, entendido como a não conformidade de um produto ou serviço com suas especificações.
O grande objetivo do Seis Sigma é tornar os processos “capazes” e “sob controle”, reduzindo a sua variabilidade, utilizando-se de uma série de ferramentas estatísticas para se identificar o foco e a direção da melhoria a ser implementada.
O ciclo de melhoria contínua do Seis-Sigma é composto pelos seguintes passos metodológicos:
- Definir
- Medir
- Analisar
- Melhorar (“improve”, em inglês)
- Controlar
Seis Sigma também é definido como uma estratégia gerencial para promover mudanças nas Organizações, fazendo com que se chegue a melhorias nos processos, produtos e serviços para a satisfação dos clientes.
Diferente de outras formas de gerenciamento de processos produtivos ou administrativos o Seis Sigma tem como prioridade a obtenção de resultados de forma planejada e clara, tanto de qualidade como principalmente financeiros.