Teoria das Restrições
Theory of Constraints – TOC
Idealizada pelo físico israelense Dr. Eliyahu Goldratt e divulgada inicialmente através do seu livro “A META”, de 1984, a Teoria das Restrições (Theory of Constraints – TOC) propõe uma abordagem da empresa sob o ponto de vista holístico: toda empresa é um sistema cuja performance é limitada por uma ou poucas Restrições.
A partir deste conceito, toda a abordagem técnica para alavancar os resultados da empresa é simplificada, uma vez que suas ferramentas e aplicações possuem poucos focos específicos, que são as Restrições da empresa.
A Restrição pode ser Externa (mercado), Interna (capacidade de produção, engenharia, recursos humanos, caixa, processos internos de uma forma geral) ou Política (políticas de compras e medidores de desempenho, por exemplo).
As Restrições devem ser entendidas como oportunidades, mesmo que a empresa já esteja num ritmo de crescimento forte e positivo.
A partir deste conceito e da premissa de Visão Global da empresa (todas as ações da TOC são voltadas para o ótimo global), a TOC desdobrou-se em uma série de metodologias, em diversas áreas de aplicação, entre elas Produção, Gestão de Projetos, Processos de Raciocínio, Finanças e Medidores.
O processo de melhoria contínua da TOC é composto de 5 passos:
- IDENTIFICAR a(s) restrição(ões) do sistema que pode(m) impedir que a organização obtenha mais de sua meta em uma unidade de tempo.
- DECIDIR como EXPLORAR a(s) restrição(ões) do sistema para tirar o máximo proveito.
- SUBORDINAR tudo mais à decisão acima através do alinhamento dos demais processos e ações da organização para suportar a decisão acima.
- ELEVAR a(s) restrição(ões) do sistema.
- Voltar ao 1º Passo
Consultoria em Gestão Empresarial. Todos os direitos reservados desde 2002.
Nossa politica de privacidade
Nosso código de ética
+55 11 3042-0933
[email protected]
Rua José Maria Bannwart, 62
Indaiatuba – SP – Brasil
13340-618
Estratégia
Liderança
Finanças
Gestão de Projetos
Melhoria de Processos
Governança