TPM – Total Productive Maintenance

TPM – Manutenção Produtiva Total

TPM, Total Productive Maintenance (ou Manutenção Produtiva Total, em português), é uma metodologia de trabalho que tem o objetivo elevar o nível de excelência das atividades de manutenção, objetivando a redução de falhas, perdas, sem poluição, sem gastos desnecessários, sem acidentes e sem erros, além de promover o aumento da disponibilidade dos equipamentos, e por consequência, aumentar a produtividade.

8 pilares do TPM (Total Productive Maintenance)

  1.   Educação e treinamento;
  2.   Manutenção autônoma;
  3.   Manutenção planejada;
  4.   Melhorias específicas;
  5.   Segurança e meio ambiente;
  6.   Manutenção de qualidade;
  7.  Controle inicial;
  8. Gestão administrativa.

 

Educação e treinamento

 Toda empresa necessita de mão de obra qualificada. Com novas tecnologias surgindo todos os dias a distância entre o conhecimento e o uso correto dos novos equipamentos aumenta rapidamente. O objetivo é aumentar o nível de habilidades dos funcionários, o que suportará as atividades de Manutenção, a empresa treina seus colaboradores, garante o melhor uso dos equipamentos e se adapta às mudanças.

Manutenção autônoma

Tem como objetivo a capacitação dos operadores dos equipamentos, para que todos se sintam responsáveis pelos próprios equipamentos, dividindo a responsabilidade da manutenção diária com a operação (incluindo limpeza, inspeção, lubrificação e pequenos reparos).

Manutenção planejada

Se busca aumentar a eficiência do equipamento e evitar que ele deixe de funcionar por conta de imprevistos, objetivando “quebra zero”. Possui dois caminhos possíveis a serem seguidos:

  • A manutenção preventiva: que evita a interrupção pela gestão antecipada e planejada das inspeções e verificações
  • A manutenção preditiva: que analisa constantemente qualquer indício de anomalia que venha causar alguma interrupção no futuro.

Melhorias específicas

Busca aumentar a eficiência global do equipamento, executando melhorias focalizadas e incrementais nos equipamentos e postos de trabalho (kaizens), aumentando as chances de melhorias eficazes e efetivas.

Segurança e meio ambiente

Busca procura promover um ambiente de trabalho seguro, saudável e sustentável ambientalmente. A preocupação quanto à prevenção de acidentes deve visar zero acidente e aumentar a motivação e produtividade dos colaboradores.

Manutenção da qualidade

Diz respeito à qualidade do produto, impedindo que produtos defeituosos sejam produzidos. Para isso, projetam mecanismos de detecção de erros e defeitos com sistemas automáticos de inspeção e controle de qualidade.

Controle inicial

Tem o objetivo permitir que novos equipamentos sejam instalados à fábrica de modo adequado para que atinjam o nível de performance específico, produzindo rapidamente novos itens no mercado.

Gestão administrativa

Este pilar também se preocupa com a qualidade e eficiência dos processos. Procura realizar melhorias nos processos administrativos, visando a desburocratização e a eficiência dos processos transacionais.

 

As metas do TPM – Manutenção Produtiva Total

Melhoria da eficiência

Verificação de como as máquinas estão contribuindo para a produção pela análise de perdas e desempenho do equipamento.

Implementação da manutenção autônoma

Operadores e máquinas assumindo a responsabilidade em relação a algumas tarefas da manutenção.

Planejamento da manutenção

Elaboração de uma abordagem para todas as atividades de manutenção e definição de responsabilidades do pessoal de operação de manutenção.

Aprimoramento de habilidades

Tento o pessoal da manutenção, como de operação, precisam ter todas as habilidades para desempenhar seus papeis, o TPM coloca ênfase no treinamento adequado e continuo.

Gerenciamento do equipamento

O gerenciamento de todo o equipamento com a tentativa de rastrear todos os potenciais problemas de manutenção até a sua causa, e depois tentar eliminá-los.

Solicite uma proposta

Ajudamos nossos clientes a gerar caixa e obter resultados superiores por um processo de focalização e alavancagem.

Consultoria em Gestão Empresarial. Todos os direitos reservados desde 2002.

Nossa politica de privacidade

Nosso Código de Ética

VENDAS, ATENDIMENTO

+ 55 11 3136-1578
[email protected]

 

OUVIDORIA

[email protected]

ENDEREÇO

Rua Olimpíadas – 4º                            Vila Olímpia – São Paulo, SP          04551-000 – Brasil        

 

ÁREAS DE ATUAÇÃO
Estratégia
Liderança
Finanças
Gestão de Projetos
Melhoria de Processos
Governança

CONTATO
Proposta de Consultoria
Proposta de Treinamento
Trabalhe Conosco
Outros Assuntos