Coeficiente de Ganho Estratégico

12/03/2019

Quando a empresa implementa um plano estratégico e assume riscos por meio de investimentos, com recursos próprios ou novos empréstimos, ela está apostando na possibilidade de obter um incremento no fluxo de caixa futuro, em relação à hipótese de não se fazer nada diferente.

A diferença entre o fluxo de caixa projetado decorrente do portfólio de novos projetos e o fluxo de caixa projetado mantendo-se o padrão operacional e mercadológico existente é uma forma de se avaliar quantitativamente o mérito dos projetos a serem implementados. Ou seja, podemos projetar o valor presente do fluxo de caixa futuro nas duas situações.

Como o valor de uma empresa pode ser calculado com base no valor presente do fluxo de caixa futuro, a diferença do valor da empresa nos dois cenários é uma forma macro para se avaliar e aprovar projetos de investimentos.

Esta metodologia é denominada de Coeficiente de Ganho Estratégico, que equivale ao valor esperado da empresa decorrente da implementação da estratégia dividido pelo valor esperado da empresa sem a implementação da estratégia.

#GlobalResults, #GanhoEstratégico

Rolar para cima