Estratégias de manutenção industrial do TPM (Manutenção Produtiva Total)

03/09/2021

TPM (Total Productive Maintenance, ou Manutenção Produtiva Total, em português), é uma metodologia de trabalho que tem o objetivo elevar o nível de excelência das atividades de manutenção, objetivando a redução de falhas, perdas, sem poluição, sem gastos desnecessários, sem acidentes e sem erros, além de promover o aumento da disponibilidade dos equipamentos, e por consequência, aumentar a produtividade.


 Neste artigo vamos ver os principais tipos de manutenção que o TPM (Manutenção Produtiva Total) propõe.

  1. Manutenção corretiva;
  2. Manutenção preventiva;
  3. Manutenção preditiva;
  4. Manutenção detectiva.

Manutenção corretiva: 

A manutenção corretiva acontece após se perceber uma falha ou quebra na operação, e assim, precisa-se tomar providências para a correção desse problema, essa ação pode ser planejada ou não planejada.

Manutenção corretiva planejada:

Um plano de ação originado de uma inspeção anterior, após a falha ser detectada a correção é agendada, sem necessidade de ser feito imediatamente.

Manutenção corretiva não planejada:

Uma das atividades que podem ser custosas, tendo em vista a urgência da ação e serve para se resolver uma emergência que foi detectada durante a operação. Esse tipo de manutenção pode ser dividido em:

  • Paliativas: Correções que ocorrem apenas para que o ativo continue funcionando até ter uma solução definitiva.
  • Curativa: Prevê o reparo total do equipamento ou ativo.

Manutenção preventiva: 

Tem como objetivo diminuir a probabilidade do aparecimento de falhas em equipamentos ativos. As empresas agendam inspeções para que eventuais problemas possam ser evitados. Este tipo de manutenção pode se dividir em:

Manutenção preventiva sistemática:

Este tipo de manutenção segue a lei da degradação. Estima-se um período natural de desgaste do equipamento ou de seus componentes, e assim as visitas de inspeção são marcadas procurando-se antecipar a ocorrência efetiva do desgaste.

Manutenção preventiva periódica:

Este tipo de manutenção acontece a partir de uma data combinada entre a empresa fornecedora e o cliente, não levando em consideração exatamente a data de degradação.

Manutenção preditiva: 

Este tipo de manutenção prevê as falhas ou paradas na rotina de parada por conta do ativo com uma metodologia diferente. A base deste tipo de manutenção é o sistema operacional, com base no funcionamento e monitoramento do determinado sistema, é possível entender alguma modificação em seu funcionamento e evitar que isso se transforme em um problema.

Manutenção Detectiva:

Este tipo de manutenção exige o uso de aparelhos adequados para identificar as falhas, já que seu objetivo é identificar acontecimentos que não foram encontrados durante a operação. É voltada para o sistemas de controle, comando e proteção, a verificação se realiza em períodos estipulados para evitar ou corrigir falhas ocultas.

#TPM, #Manutenção, #globalresults