O sistema de gestão de projetos A5 da ProChain® para a aplicação da Gestão de Projetos pelo Método da Corrente Crítica (CCPM) da Teoria das Restrições

08/03/2021

Em artigos anteriores discutimos os  benefícios advindos da utilização do método da Corrente Crítica (CCPM), da Teoria das Restrições, e como este método de gestão de projetos pode ser implementado utilizando o software ProChain®, desenvolvido especialmente para incorporar e automatizar os conceitos da Corrente Crítica

Neste artigo, vamos discutir o sistema de gestão de projetos A5, elaborada pela própria ProChain® para implementação dos conceitos da Corrente Crítica. Vamos antes, porém, recuperar alguns aspectos deste método de gestão de projetos e do software ProChain®.

  1. O método da  Corrente Crítica (CCPM)
  2. O sistema ProChain® e seus produtos
  3. O sistema de gestão de projetos A5

O método da  Corrente Crítica (CCPM: Critical Chain Project Management)

Dentro das diversas aplicações da Teoria das Restrições, desenvolvida originalmente pelo físico israelense Dr. Eliyahu Goldratt, uma das mais importantes é o método da Corrente Crítica, aplicada à gestão de projetos.

Em sua abordagem, no dimensionamento do tempo de execução da tarefa, são atribuídos os chamados “tempos secos”, ou seja, os tempos exclusivamente necessários para a execução da tarefa, sem embutir tempos de segurança. Por si só, esta abordagem conceitual ajuda a reduzir o prazo total do projeto.

Mas o que fazer com a possível e esperada variabilidade dos tempos de execução de cada atividade do projeto ?

No método da Corrente Crítica, os tempos de segurança são consolidados num “pulmão de projeto”. Para cada atividade da rede de projetos, se estima o tempo máximo esperado de execução. Porém, a soma dos tempos de segurança embutidos nestas estimativa, devido ao efeito de agregação dos tempos de segurança de cada atividade, é maior que o tempo total do pulmão de projeto.

O grande benefício decorrente é que o gerente de projeto pode focar seu controle no consumo do pulmão de projeto. O ritmo do consumo do pulmão do projeto x avanço na execução das atividades da rede de projeto indicará ao gerente de projetos como está o avanço do projeto como um todo e se medidas corretivas precisam ser tomadas. Além disto, as possibilidades de simulações dos ajustes para recuperar eventuais atrasos se tornam mais fáceis, pois o foco passa a ser analisar o impacto das simulações no consumo do pulmão de projeto.

Para maiores detalhes sobre o método da Corrente Crítica, você poderá consultar nosso artigo “A Gestão de Projetos pelo Método da Corrente Crítica”.

O sistema ProChain® na gestão de projetos

O ProChain® foi desenvolvido pela Prochain Solutions. Inc., empresa estabelecida nos EUA e com clientes em todo mundo. O ProChain® incorpora os conceitos do método da Corrente Crítica como ferramenta de planejamento, execução e suporte à decisão em projetos. Na América do Sul a Global Results é a afiliada oficial da ProChain Solutions. Inc. e conta com equipe de consultores preparados para sua implantação.

O ProChain Project Scheduling foi o primeiro produto a incorporar ferramentas de programação com os conceitos da Corrente Crítica. O produto possui funcionalidades amigáveis para elaborar redes de projeto, solucionar conflitos, focando em tarefas-chave, um excelente registro de trackin de alterações ocorridas nas tarefas do projeto e simular impactos e resultados esperados na duração do projeto. Entre muitas outras funcionalidades, podemos citar:

  • Suporte completo para modelagens avançada com funcionalidades incluindo dependências do tipo início-início e término-término, latências e calendário de tarefas.
  • Apresentação d o “Gráfico de Pulmão” configurável (controle de pulmão de projeto da Corrente Crítica).
  • Nivelamento de recursos.
  • Criação automática de pulmões e suas atualizações.
  • Análise da rede de projeto com detecção de conflitos
  • Atualização automática da rede de projetos e Gráfico de Gantt
  • Totalmente integrado com o MS-Project

O sistema de gestão de projetos A5 da ProChain®

A5  é um acrônimo das iniciais em inglês para Align, Advance, Assess, Adapt e Agree, que também funciona para o português: Alinhar, Avançar, Avaliar, Adaptar e Acordar.

Trata-se de um framework de um sistema de gestão de projetos especialmente desenvolvido pela ProChain® decorrente de seus mais de 20 anos de experiência em implementação e automação de Gestão de Projetos pelo método da Corrente Crítica. O método permite que o projeto ou portfolio de projetos avance com base em alinhamentos e comunicação adequados e com flexibilidade para adaptações, correções e novos alinhamentos durante o rumo do projeto. Abaixo descrevemos os objetivos de cada uma destas etapas.

O Sistema A5, descrito no livro Islands of Stability, é um tipo de sistema operacional organizacional – uma combinação de ferramentas, processos e cultura que ajuda as pessoas a fazerem as coisas juntas. A ProChain® desenvolveu e refinou seu sistema operacional por mais de vinte anos com o objetivo de tornar a organização de seu projeto extremamente bem-sucedida. Tornou-se a principal metodologia de gerenciamento de projetos do mundo.

Align (Alinhar)

Alinhar as tarefas e premissas de como o time de projetos irá cumprir seus objetivos para o projeto. Com um plano de projeto claro e devidamente compartilhado entre os membros da equipe, as condições iniciais do projeto serão bem estabelecidas e alinhadas, com a possibilidade de todos os membros apontarem os refinamentos necessários para a partida do projeto.

Advance (Avançar)

Avançar na direção da visão estabelecida. Atuar no plano de ação, priorizar as tarefas com clara visão de onde focar, até a sua conclusão.

Assess (Avaliar)

Avaliação da situação onde o projeto se encontra. A equipe de projeto deverá entender e ter visibilidade de como as condições de projeto se alteraram antes de tomarem as decisões apropriadas.

Adapt (Adaptar)

Adaptar às situações de mudança, com uma sólida capacidade e recursos de avaliação da situação do projeto, facilitando a atuação do time nas adaptações necessárias no plano do projeto.

Agree (Acordar)

Acordar a visão do projeto e de como saberemos que nossos objetivos foram atingidos quando chegarmos na situação esperada. Boas equipes de projeto verbalizam suas metas e descrevem a situação de como será quando os objetivos forem atingidos.

Em síntese, o Sistema A5  é um framework que permite ter maior controle do projeto dentro de um ambiente estável ou caótico. Associado aos conceitos da Corrente Crítica e do software ProChain® a empresa terá condições de implementar um ambiente de planejamento e execução de projetos altamente confiável e produtivo.

#GestãoDeProjetos, #ProChain , #CorrenteCritica , #TeoriaDasRestrições , #GlobalResults

Rolar para cima