Blog

Metas do TPM (Total Productive Maintenance)

TPM (Total Productive Maintenance, ou Manutenção Produtiva Total, em português), é uma metodologia de trabalho que tem o objetivo elevar o nível de excelência das atividades de manutenção, objetivando a redução de falhas, perdas, sem poluição, sem gastos desnecessários, sem acidentes e sem erros, além de promover o aumento da disponibilidade dos equipamentos, e por consequência, aumentar a produtividade. Neste artigo, apresentaremos as 5 principais metas do TPM ( Total Productive Maintenance)

Metas do TPM (Total Productive Maintenance) Read More »

7 Passos para elaboração do Cronograma de Projeto

Neste artigo vamos apresentar alguns critérios de grande utilidade para assegurar a qualidade de um Cronograma de Projeto. A elaboração do cronograma de projeto é uma das áreas de conhecimento do PMI – Project Management Institute e umas das peças fundamentais do gerente de projeto nas atividades de gerenciamento de projetos, independente de seu tamanho ou complexidade ou mesmo se ele está trabalhando num projeto único, num programa ou em um portfolio de projetos. Vamos ver neste artigo.

7 Passos para elaboração do Cronograma de Projeto Read More »

6 dicas para definição do Escopo do Projeto no Gerenciamento de Projetos

O ponto de partida para o sucesso da prática de gerenciamento de projetos é um escopo bem definido. O PMI – Project Management Institute considera a definição do Escopo do Projeto uma das áreas de conhecimento do framework de gerenciamento de projetos. Sua definição tem como pré-requisito uma clara visão dos objetivos, limites, a aprovação do gerente de projeto e das partes interessadas, e, principalmente, as entregas do projeto.

6 dicas para definição do Escopo do Projeto no Gerenciamento de Projetos Read More »

4 dicas para melhorar a Comunicação no Gerenciamento de Projetos

Pela própria natureza o sucesso de um projeto é bastante dependente da qualidade da comunicação entre os membros da equipe e entre a equipe e as partes interessadas. A necessidade de uma boa comunicação é reforçada pelo projeto exigir participação de equipes multifuncionais, com intensa interação entre elas, tratando normalmente de temas novos ou inovadores e pelo fato do trabalho ocorrer num período limitado e concentrado de tempo.

4 dicas para melhorar a Comunicação no Gerenciamento de Projetos Read More »

Rolar para cima